terça-feira, 24 de setembro de 2013

Basideomicetos



Você certamento já passou perto de um cogumelo despercebido, não é???

Até mesmo já deu uma olhadinha por curiosidade, mais nunca prestou atenção em seu detalhes.

Bom, vamos falar um pouquinho deles...

Os Basidiomicetos são compostos por Hifas, que são filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Este, se estender até o alimento, e realiza a absorção de seus nutrientes.
Nesse grande grupo encontram-se os fungos mais comumente conhecidos, tais como os champignons e outros cogumelos e as orelhas-de-pau. O micélio desses organismos é constituídos por hifas septadas, geralmente dispersas subterraneamente ou no interior de madeira apodrecida. No processo reprodutivo desenvolvem-se hifas especializadas, que se organizam formando corpos de frutificação, os basidiocarpos. Em geral, eles têm a forma de um guarda-chuva, como nos cogumelos, ou de ”prateleira” dispostas em um tronco de árvore, no caso das orelhas-de-pau.
Um basidiocarpo apresenta, na face inferior de seu “chapéu” (ou píleo), muitas lamelas dispostas radialmente. Na superfície dessas lamelas encontra-se um grande número de microscópicos basídios, que, por meio de meiose, produzem esporos (basidiósporos) haploides. Ao caírem em local adequado (solo ou outro local rico em matéria orgânica), os basidiósporos se desenvolvem em novas hifas (ainda haploides), formando um micélio.
Quando hifas de dois micélios diferentes se encontram, pode ocorrer a fusão entre elas (plasmogamia), o que constitui uma forma de reprodução sexuada. Como resultado da plasmogamia, formam-se hifas dicarióticas, que apresentam dois núcleos em cada célula. Essas hifas formarão um novo micélio que, no momento adequado, constituirá novos corpos de frutificação, fechando o ciclo.


Fotos tiradas por mim. Cidade de São Roque, interior de São Paulo...


Ordem: Polyporales
família: Polyporaceae
espécie:  Lentinus crinitis 



Ordem: Polyporales
família: Ganodermataceae
espécie: Ganoderma applanatum




Ordem: polyporales
família: Ganodermataceae
espécie: Ganoderma sp



Ordem: Agaricales 
Família : Lepiotaceae
 espécie:  Lepiota



Ordem: auriculariale
família: auriculariaceae
espécie: Auricularia aurícula judae



ordem: boletales
família: Boletaceae 
espécie: boletus



Ordem : Agaricales
família: Psathyrellaceae
espécie: Coprinellus disseminatus



Ordem: Agaricales
família: Strophariaceae
espécie: Hypholoma sublateritium



Ordem: Agaricales
família: strophariaceae
espécie: Pholiota sp



Ordem: Agaricales
família: Cortinariaceae
espécie: Cortinarius sp



Ordem: Agaricales
família: Agaricaceae
espécie: Coprinus comatus



Ordem: Agaricales
família: Psathyrellaceae
espécie: Coprinellus sp



Ordem: Polyporales
família: Polyporaceae
espécie: Trametes versicolor


Ordem: Polyporales
família: polyporaceae
espécie: Polyporus sp


Ordem: phallales
família: Phallaceae


Ordem:Auriculariales
Família:Auriculariaceae
Espécie: Auricularia fuscosuccinea





Porque escolhi ser bióloga???

Ser biólogo não é só cuidar de plantas e animais, é acreditar na imortalidade da natureza e querer preservá-la sempre mais bela.
É ouvir os ruídos da natureza, entendê-los e amenizá-los. É gostar de terra molhada, de mato fechado, de luas, de sol e de chuvas,é se importar com a natureza que sofre.
É perder medos, é ganhar amigos que jamais irão decepcioná-los (animais, plantas, fungos, vírus...). É ter ódio de gaiolas, jaulas e correntes!
É perder tempo enorme apreciando vôos de gaivotas, contando células no microscópio... É dar aulas com prazer e analisar com fervor a síntese proteica ou o ciclo de Krebs...
Ser biólogo é ter coragem de penetrar num mundo diferente e ser igual. É ser capaz de entender gratidões mudas. É adivinhar olhares, entender o corpo, procurar criptógamos, amebas e cianofíceas...
Ser biólogo é conviver lado a lado com ensinamentos profundos sobre o amor e a vida. Enfim, ser biólogo, e licenciado, é ter na vida uma visão perfeita, completa... Completo que pra mim ser biólogo também é acreditar em DEUS, o maior biólogo que existe! 
Ser BIÓLOGO é ser loucamente, apaixonadamente, desesperadamente: FELIZ!